terça-feira, 28 de julho de 2009

Catita

Designação da Equipa: Catitas do Vouga
Curso: Apoio Familiar e à Comunidade B3
Outro Operador: Centro Social Maria da Glória Almeida Pinho
Designação da Mascote: Catita



Quando nos foi lançado o desafio de construir uma mascote, para apresentar na actividade integradora do curso EFA “Apoio Familiar e à Comunidade – B3”, promovido pela Associação Boa Hora, não hesitamos em dizer que a nossa mascote seria uma joaninha. Porquê? Com certeza, que gostarão de saber por que é que escolhemos esta e não outra mascote. Ora, assim sendo, é isso que passamos a explicar.
O símbolo do nosso grupo é uma “joaninha”, pois esta é um insecto muito importante no desenvolvimento da cultura biológica, uma vez que se alimenta de insectos diminutos, que provocam doenças nas culturas, e, portanto, são prejudiciais para as plantas.
O nosso grupo identifica-se com a joaninha, uma vez que também pretendemos acabar com a pior doença que existe na nossa sociedade: a tristeza e a monotonia na 3ª idade.
Optámos também pelo girassol, já que assim como ele procura o sol, virando-se para vários sentidos, nós pretendemos prestar os nossos serviços nas várias valências da nossa sociedade. Como o girassol procura o sol, nós procuramos aqueles que precisam de nós e é na ajuda ao próximo que encontramos a nossa própria força.
Percebem agora por que é que a joaninha é tão importante para nós? Mas como a actividade está subordinada ao tema “Desporto”, quisemos dar um toque especial à nossa joaninha e quisemos que ela estivesse de acordo com o evento para que vai… Assim sendo, e porque mesmo a nossa joaninha tem de praticar desporto, fizemos também uma bola, onde sentámos a nossa joaninha…e escolhemos a bola, pois esta simboliza o desporto mais praticado do mundo: o futebol!
Mas não nos ficámos por aqui…a joaninha segura nas mãos uma bandeira com o símbolo dos jogos olímpicos e que foi o símbolo escolhido pelas nossas colegas da Boa Hora para a sua actividade. O entrelaçamento dos arcos representa a união amistosa e pacífica das nações, as cinco cores podem representar todas as bandeiras do mundo. Mas poderemos ainda dar outro significado a este entrelaçamento: no dia 31, estarão reunidos muitos grupos de formação. Como se trata de uma actividade em que vai haver atribuição de prémios, os grupos poderão tender a apresentar uma postura competitiva. Ora, a competitividade é saudável, quando doseada correctamente. Por isso, a união representada nos arcos poderá simbolizar o espírito que devemos manter ao longo do dia…devemos competir sim, mas pacifica e amistosamente…afinal, o que importa é o convívio entre todos e a participação nas actividades!!

Sem comentários:

Enviar um comentário