segunda-feira, 13 de julho de 2009

As Flores de Avanca - Participantes


O curso EFA Práticas de Acção Educativa – B3 está a decorrer em Avanca, desde 17 de Setembro de 2008. São 15 as Formandas que dão vida a este grupo, que tem a designação, por elas escolhida, de “As Flores de Avanca”.
Trata-se de um grupo bastante heterogéneo a nível de idade e de ideais, umas mais novas, umas com mais uns anitos, umas mais sonhadoras, outras mais realistas…enfim, é esta diferença que acaba por enriquecer o grupo.
Este grupo iniciou o seu percurso com a abordagem do tema de vida “Vida saudável”, sendo que seleccionaram alguns subtemas do seu interesse, a saber: doenças oncológicas, vícios, alimentação saudável e meio ambiente. Assim, dentro desta diversidade de temáticas foram realizadas algumas actividades bem interessantes, das quais se salienta a visita de estudo à Acreditar, com o objectivo de levar acabo uma recolha de fundos a favor desta instituição e a dinamização da iniciativa Natal Ecológico 2008, que levou a Avanca vários cursos de formação profissional que têm a Multiaveiro como entidade formadora.
Terminado o tratamento deste tema tão vasto, foi hora de escolher o novo tema de vida…não foi fácil chegar a um consenso, mas depois de alguma orientação e discussão, chegaram à conclusão que gostariam de falar de Igualdade de Oportunidades. Mais uma vez, foram escolhidos alguns subtemas, dos quais se salientam: igualdade de género, violência doméstica, racismo, xenofobia, educação e deficiência. Estão actualmente a trabalhar este tema, sendo que se prevê o seu encerramento a 25 de Setembro de 2009, com a realização de uma palestra, alusiva a estes temas, dirigida por entidades diversas, que estão directamente relacionadas com estas temáticas.
Obviamente, que as Formandas não têm estado só em sala e têm participado em algumas actividades no exterior, nomeadamente em actividades integradoras de outros cursos EFA. Assim, estivera presentes numa acção de sensibilização sobre Bullying, numa acção de sensibilização da Acreditar, numa sessão sobre micro-crédito, num baile de Carnaval, num julgamento sobre bullying, tendo desempenhado o papel de juradas, numa caminhada,…e agora estão a preparar a sua participação na actividade do curso da Boa Hora “Com desportivismo, diz não ao sedentarismo”.
Uma vez que se trata de um grupo que virá futuramente a trabalhar com crianças, tem também colaborado pontualmente com a entidade promotora em algumas ocasiões, designadamente: no dia da alimentação, na preparação do vestuário para o desfile de Carnaval, no dia da criança e no dia da desta de finalista da instituição.
O seu percurso não tem sido fácil, mas com espera-se que todas cheguem ao fim, levando algo mais que aquilo que traziam quando este iniciou…

Sem comentários:

Enviar um comentário