A Associação Boa Hora encara a Formação Profissional como motor impulsionador do desenvolvimento da comunidade na qual está inserida, criando, assim, condições reais para o crescimento sustentado local, através da mobilização de competências pessoais, escolares e profissionais indispensáveis ao aumento da competitividade e da modernização do tecido económico, social e cultural, assegurando uma aposta no conhecimento e na qualificação dos recursos humanos. No sentido de dar o seu contributo para a luta contra o desemprego e a precariedade do trabalho, a Associação Boa Hora encontra-se a desenvolver um Curso de Educação e Formação de Adultos na área de Assistente Familiar e à Comunidade, no âmbito do POPH – Programa Operacional Potencial Humano, Tipologia de Intervenção 2.2.
Este Curso proporciona uma dupla certificação, escolar e profissional, correspondendo à escolaridade básica de nove anos e ao nível II de qualificação profissional. Integram o Curso 15 Formandas, com idades compreendidas entre os 19 anos e os 40 anos, sendo a Equipa Pedagógica constituída por 11 Formadores/as, a Mediadora, a Coordenadora Pedagógica e a Coordenadora Técnica.
A área de Assistente Familiar e à Comunidade foi seleccionada tendo em conta a realidade local e regional, integrando as características económicas sociais e culturais da região, uma vez o índice de sucesso de projectos desta natureza deriva das potencialidades de emprego que originam. De facto, de acordo com o diagnóstico da Rede Educativa do concelho de Vagos e com a Plataforma Supra Concelhia Baixo Vouga, a população demonstra um crescimento natural praticamente nulo e uma clara tendência para o envelhecimento, associados à escassez de respostas sociais na área da terceira idade e a extensas listas de espera reveladoras da procura deste tipo de solução. Assim, pretende a Associação Boa Hora alargar a sua base de apoio social entregando-se, sobretudo, às causas mais urgentes. Exemplo disso é a futura construção do Lar de Idosos, uma vez que a prestação de serviços permanentes e adequados aos idosos é uma lacuna que se faz sentir nesta freguesia há algum tempo. Prende-se, então, com o reforço, a melhoria, a qualificação das respostas sociais à população idosa e a construção do Lar de Idosos, a escolha da área de Formação “Apoio Familiar e à Comunidade”, por se perspectivar que melhor vai ao encontro das necessidades do mercado de trabalho local, nomeadamente no que diz respeito à própria Associação Boa Hora.
A Equipa Pedagógica, em conjunto com as Formandas, trabalha para desenvolver competências, progressivamente e em complementaridade, na base de critérios de evidência e conteúdos programáticos previamente definidos (vide Referencial de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade: www.catalogo.anq.pt), numa perspectiva integradora, recorrendo a temas de vida escolhidos pelas Formandas: estes temas deverão ser pertinentes e actuais, com proeminência nas suas vidas, de forma a tornar as aprendizagens mais motivantes e, necessariamente, mais eficazes. Tendo em conta a prossecução destes objectivos, estão a ser realizadas várias actividades em Sala de Formação, bem como, actividades exteriores. Em todos os Módulos, os/as Formadores/as recorrem a metodologia activa, com técnicas diversificadas, como por exemplo, trabalhos individuais e de grupo, jogos de papéis, simulações, chuva de ideias, jogos pedagógicos, visionamento de filmes, elaboração de cartazes. Assim, para atingir os critérios de evidência e as competências supra mencionadas, a Equipa Pedagógica privilegia as metodologias que suscitam uma participação responsável e activa das Formandas a vários níveis, designadamente a participação nas actividades da formação, em actividades pluridisciplinares com ligação ao tema de vida seleccionado e em actividades realizadas na Associação Boa Hora.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário